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Planejamento Estratégico

por Site Secom publicado 19/05/2017 16h59, última modificação 19/05/2017 16h59

O Planejamento Estratégico da Secretaria Especial de Comunicação Social – Secom segue a metodologia do Balanced Scorecard- BSC.

O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia da Secom, em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho organizacional.

Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela Secretaria para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro.

O Mapa Estratégico resultou na definição dos principais marcos estratégicos da Secom para o horizonte temporal compreendido no Planejamento (2015-2020). Nesse sentido, foram definidos 11 objetivos estratégicos:

  • Assegurar unicidade na comunicação do Governo Federal.
  • Divulgar informações de forma transparente.
  • Ampliar a efetividade das ações de comunicação do Governo Federal.
  • Otimizar e sistematizar processos operacionais e de gestão.
  • Aprimorar o uso de soluções efetivas de comunicação com o cidadão.
  • Aperfeiçoar o relacionamento com os veículos de comunicação.
  • Aperfeiçoar a articulação entre os órgãos do Sicom.
  • Desenvolver competências.
  • Desenvolver cultura de gestão e atuação integrada.
  • Integrar sistemas de informação e de comunicação.
  • Otimizar a gestão de recursos orçamentários.

Seguindo a metodologia BSC de medição e gestão de desempenho, que funciona como sistema de suporte à decisão cujo principal objetivo é o alinhamento entre a estratégia e as ações operacionais do  órgão, os objetivos acima foram distribuídos em três diferentes perspectivas “Resultados Institucionais”, “Atuação Integrada” e “Pessoas e Infraestrutura”, resultando no seguinte mapa estratégico:

PERSPECTIVA DE RESULTADOS INSTITUCIONAIS

Assegurar unicidade na comunicação do Governo Federal: Promover o alinhamento de discurso com os órgãos e entidades do Governo Federal de maneira a garantir a efetividade da comunicação.

Divulgar informações de forma transparente: Disponibilizar ao cidadão acesso à informação íntegra, objetiva e transparente.

Ampliar a efetividade das ações de comunicação do Governo Federal: Aperfeiçoar as ações de comunicação do Governo Federal para alcançar os resultados estratégicos.

PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO INTEGRADA

Otimizar e sistematizar processos operacionais e de gestão: Aperfeiçoar procedimentos e sistematizar os processos de trabalho e de gestão com foco na eficiência operacional.

Aprimorar o uso de soluções efetivas de comunicação com o cidadão: Aperfeiçoar  as  ferramentas  de  comunicação  com  o  cidadão disponibilizando informações tempestivas e coesas.

Aperfeiçoar o relacionamento com os veículos de comunicação: Aprimorar o diálogo entre os veículos de comunicação e o Governo Federal buscando agilidade e transparência.

Aperfeiçoar a articulação entre   órgãos   do   Sicom:   Aprimorar   os mecanismos de integração com os órgãos e entidades participantes do Sicom  de  forma  a  assegurar  uma  comunicação  pública  unificada  e coerente.

PERSPECTIVA DE PESSOAS E INFRAESTRUTURA

Desenvolver competências: Mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias  para  o  desenvolvimento  dos  trabalhos  da Secom e criar meios para que tais competências sejam desenvolvidas.

Desenvolver cultura de gestão: Estimular o desenvolvimento da gestão da estratégia e o espírito de cooperação entre as áreas da Secom para alinhamento na atuação integrada.

Integrar sistemas de informação e comunicação: Desenvolver soluções para a integração de sistemas de informação de comunicação da Secom.

Otimizar a gestão de recursos orçamentários: Garantir a efetividade do uso dos recursos orçamentários destinados a Secom.


Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor da Secom organiza os macroprocessos do órgão em três perspectivas: Macroprocessos Gerenciais, Macroprocessos Finalísticos e Macroprocessos de Suporte, conforme identificado a seguir.