Você está aqui: Página Inicial > Atuação > Comunicação Digital > Capacitação > A Revolucao Digital e os Cidadãos Conectados > Material das palestras > Material de apoio: Lista com resumo de ferramentas do Google

Material de apoio: Lista com resumo de ferramentas do Google

por Secom publicado 02/12/2015 16h02, última modificação 02/12/2015 16h02
As informações a seguir foram discutidas no evento realizado entre a Secom e o Google, no dia 7 de outubro de 2015

 Ferramentas para evidenciar comportamento:

Ferramenta / LinkResumo das funcionalidades
Think With Google

Site que reúne as principais pesquisas e ferramentas de Insights do
Google. Contém informações específicas por indústria, como Governo
e entidades sem fins lucrativos

Zeitgeist

Site que reúne as palavras mais procuradas no Google em 2014. É uma
grande base de dados de "intenções"

Consumer Barometer

Ferramenta interativa que ajuda a entender o comportamento
multitelas e a quantificar o papel do meio online na jornada de decisão do
consumidor. Contém informações de diversos países

YouTube Trends

Site com os vídeos mais vistos e compartilhados nas últimas 24 horas
por país, faixa etária e sexo (entendimento da linguagem do público-alvo)

Google Hot Trends

Tela com as palavras mais buscadas no Google em tempo real
(transforme-a em seu descanso de tela!)

Google Alerts

Permite configurar temas e palavras-chave para receber alertas
diretamente no e-mail

Google Consumer Survey

(sob demanda)

Ferramenta para realização de pesquisas com os internautas


Trazer eficiência:

Auto complete O auto-complete traz as buscas relacionadas mais populares (utilize
"como", "quando", "é", "não é", "o que", etc.).
Keyword Planner
Na aba de Ferramentas selecione
"Planejador de palavras-chave"
Ferramenta para descobrir os tópicos semelhantes (e volume de
palavras) de interesse do cidadão brasileiro
Display Planner
Na aba Ferramentas selecione
"Planejador da Rede de Display"
Ferramenta que traz ideias de palavras-chave, canais e segmentação
(perfil demográfico) atrelado ao tema de interesse
Correlate Ferramenta que descobre quais buscas tiveram um comportamento
semelhante ao tópico de interesse

   

Medir iniciativas:

Google Analytics

Contém análises diversas sobre como os visitantes usam seu site,
como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem

YouTube Analytics

Permite que você monitore o desempenho do seu canal e dos vídeos
 com métricas e relatórios diversos

Brand Lift
sob demanda

O investimento em vídeo gerou o impacto esperado? Explore a
conscientização, percepção e interesse do público sobre seus
vídeos ativados. Assista o vídeo em:

 

Extra Reach
sob demanda

Descubra quanto de alcance adicional à TV conseguimos ao ativar uma
campanha também no YouTube

 

Casos de sucesso no exterior:

Think With Google

Site que sintetiza os principais tipos de campanha focadas em
Governo: educar os cidadãos (ex. saúde pública), alcançar
segmentos/nichos específicos, inspirar mudança de hábitos (ex. antitabagismo) e encorajar os cidadãos a tomarem determinadas ações
(ex. vacinação)

7 Trends in creating leading-edge communications

Paper que traz as 7 principais tendências de comunicação com
exemplos do Governo do Reino Unido. Trabalho feito pelo Governo do
Reino Unido, Instituto IPSOS e Google

Google e o Governo da Itália

Objetivo: aumentar awareness e o número de visitantes ao evento
Expo Milano. Presença na TV, rádio e online
Como o Google ajudou? Alcance de uma audiência complementar aos
demais meios
Resultado: +14 milhões de visualizações

Google e o Governo do Reino
Unido

O Governo do Reino Unido tinha como desafio incentivar a prática
esportiva para mulheres
Como o Google ajudou? Inspirar uma mudança positiva através de
conteúdo para o público-certo
Resultado: +9 milhões de visualizações
Canal contém histórias reais + link para vídeos de exercícios do próprio
YouTube

Google e o Governo do Reino
Unido - Transportes

O Departamento dos Transportes do Reino Unido criou uma
campanha para alertar os jovens sobre os perigos de beber e dirigir
Como o Google ajudou? Informar com escala e precisão
Resultado: +13 milhões de visualizações

Google e o Governo dos EUA

O Departamento dos Transportes dos EUA contratou Rhett & Link
(canal com 3,7 millhões de inscritos), YouTube Stars, para fazer um
vídeo sobre os perigos de escrever mensagens de texto enquanto dirige
Como o Google ajudou? Educar ao entregar a mensagem num formato
relevante
Resultado: +10 milhões de visualizações
Alcançou o US YouTube Anual Leaderboard

EUA - Departamento dos
Transportes

Criadores de conteúdo no YouTube montam vídeo

Reino Unido - Departamento de
Saúde

Campanha com aviso “acesse o site”

Reino Unido - Departamento de
Saúde

Vídeos exclusivos para o Digital

Austrália - Departamento de
Saúde

Campanha da TV no Digital
EUA - Departamento de Saúde Mensagem entregue para público específico

França - Departamento dos
Transportes

Sequencia de histórias exclusivas para o digital

Austrália - Departamento de
Defesa

Presença constante para recrutamento

Alemanha - Departamento de
Defesa

130 mil inscritos no canal


Google Trends
Ferramenta útil para entender a evolução do interesse por termos específicos e até mesmo de categorias em plataformas como o YouTube e Google Search. Também apresenta os principais termos pesquisados e aqueles de crescimento mais acelerado

O que?

O que as pessoas estão buscando? Quais tópicos desejo explorar?
- Busque temas relacionados para identificar possíveis correlações
- Use o sinal de + para colocar mais de uma palavra-chave

Onde?

De onde as pessoas estão buscando? Desejo focar num determinado país ou estado?
- Compare regiões para descobrir se trata-se de um interesse nacional ou de nicho
- Descubra em quais regiões (estado ou cidade) o interesse é maior/está crescendo
- Encontre onde o interesse despertou primeiro

Quando?

Existe sazonalidade e uma melhor época para falar de determinado assunto?
- Analise o interesse em tempo real para acompanhar o impacto nas buscas das campanhas de TV
- Identifique o comportamento de buscas semanal (e por hora) para saber qual o melhor momento de ativar um
conteúdo no meio online

Por que?

Por que as pessoas estão buscando por tais conteúdos? Quais as principais dúvidas/curiosidades?
- Clique para ver as notícias relacionadas
- Descubra as buscas mais frequentes

______________________________________________________________________________________________
Acesse aqui esse material de apoio na versão PDF