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Comunicação Digital

por Site Secom publicado 09/01/2014 18h13, última modificação 04/11/2014 12h26
Conheça os trabalhos em que a Secom procura enraizar sua presença digital e ampliar a audiência de suas ações

Atuação

O Departamento de Internet da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República planeja e executa ações de comunicação baseados na convergência de conteúdo, mídia, tecnologia e dispositivos digitais para acesso, troca e interação de informações, em ambiente virtual, dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal com a sociedade  ou com públicos específicos.

A atuação da Secom, na área de comunicação digital, ocorre pela gestão de três sites: o próprio site da Secom, o Portal Brasil e o Portal Planalto.

Com conteúdos de orientação social, informativos e educativos, estes portais reúnem dados essenciais para o cidadão brasileiro, além de indicar outras dezenas de sites governamentais que se aprofundam nos temas de interesse. São utilizadas ferramentas como vídeos, textos, infográficos e fotos que oferecem ao usuário facilidade de acesso e entendimento dos temas oferecidos.

Estes canais também estimulam os brasileiros a exercerem o papel de divulgadores ao multiplicar as informações sobre cidadania e serviços públicos por meio dos canais das redes sociais ( YouTube, Twitter, Facebook, Google+, Soundcloud, Instagram e Tumblr).

O Departamento de Internet também orienta os órgãos participantes do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) em relação às boas práticas em comunicação digital e às diretrizes da Identidade Digital do governo federal.

Identidade Digital do Governo Federal

A Identidade Digital do Governo Federal é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem aplicados em portais institucionais, temáticos, transacionais, redes sociais, aplicativos e outros ambientes digitais.

A partir da adoção pelos órgãos do Poder Executivo Federal das premissas contidas na Identidade Digital do Poder Executivo Federal é esperado alcançar os seguintes objetivos:

- qualificar a comunicação permitindo que o cidadão encontre, com mais facilidade as informações sobre as políticas públicas, equipamentos e serviços ofertados pelo governo federal;

- padronizar as propriedades digitais e alinhar a estratégia de comunicação dos órgãos do poder executivo federal;

- padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão;

- garantir o acesso a todos, independente da forma ou dispositivo de conexão, garantindo a acessibilidade digital e o acesso a qualquer momento.

As ações de comunicação digital devem seguir as instruções apresentadas nos manuais orientadores publicados a seguir e que tratam sobre o uso correto de nomenclaturas, cores, tipografias e recomendações gerais de boas práticas de design, arquitetura da informação, conteúdo e uso das plataformas digitais.

Veja o Manual de Procedimento dos Serviços de Comunicação Digital  e o Manual para Aplicação da Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet.

Acesse mais informações e manuais no menu Orientações Gerais.