Você está aqui: Página Inicial > Atuação > Imprensa > Sobre a Imprensa

Sobre a Imprensa

por Site Secom publicado 27/12/2013 00h00, última modificação 16/09/2016 12h42
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República (SIP) é o órgão do governo responsável por divulgar, com transparência, rapidez e exatidão, todas as ações da Presidência da República

Transparência e profissionalismo são os eixos norteadores da atuação da Secretaria de Imprensa da Presidência da República (SIP), na tarefa de divulgar atividades e decisões do Presidente da República para os diversos públicos – formados por profissionais da imprensa ou não.

A secretaria oferece ferramentas variadas que proporcionam uma comunicação ativa. Jornalistas são atendidos pessoalmente, por telefone, via email. Além do contato direto com os assessores desta secretaria, são disponibilizados espaços eletrônicos focados no atendimento, como a a página Área de Imprensa, do Portal do Planalto. 

Informações sobre o Presidente da República também estão disponíveis nos seguintes canais de comunicação online: o Portal Planalto ; o perfil no Twitter @planalto, além de canais no YouTubeFlickr Facebook.

Nesses canais onlines, acessíveis ao profissional da mídia e ao usuário comum interessado em acompanhar ações do Presidente da República, são postados vídeos de solenidades, fotos (disponíveis inclusive para download em alta resolução), áudios, agendas, notas oficiais, degravação de discursos, pronunciamentos e entrevistas. Por meio do portal do Planalto, o cidadão também pode mandar perguntas para o Presidente da República, no canal Fale com o Presidente

A SIP possui ainda outras atribuições. Nas cerimônias realizadas no Palácio do Planalto com participação do Presidente da República, a Secretaria auxilia o ministério responsável pela temática da solenidade na produção e distribuição de releases, assim como na organização de coletivas pós-evento com as autoridades envolvidas. Tais eventos têm transmissão em tempo real pela TV, além da cobertura jornalística por texto, áudio e vídeo no Portal Planalto.

Por meio do Departamento de Relações com a Imprensa Regional, a SIP também é responsável pelo acompanhamento do Presidente da República nas viagens pelo Brasil e no relacionamento com a mídia regional. O trabalho abrange desde o planejamento de cobertura, o credenciamento, a organização de entrevistas de suporte técnicos federais e o apoio operacional aos veículos locais interessados em noticiar os eventos.

Na véspera das agendas presidenciais nos estados e após tais eventos, a  Secretaria de Imprensa promove entrevistas coletivas nas cidades com a presença de fontes do governo federal e dos governos locais aos mais diversos veículos de comunicação. Nos compromissos no exterior ou nos eventos internacionais no Brasil, a tarefa é executada pelo Departamento de Relações com a Imprensa Internacional da SIP.

Acesse os manuais e arquivos em Orientações Gerais