Você está aqui: Página Inicial > Atuação > Publicidade > Textos > Campanha Hino Nacional

Campanha Hino Nacional

por Site Secom publicado 18/03/2016 10h54, última modificação 18/03/2016 11h17
Peça ilustrativa para execução do Hino reúne valores como educação, responsabilidade social e ambiental na construção de um país mais justo e moderno

O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865).

O Hino é  executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

A partir de 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional Brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana, todos os alunos do Ensino Fundamental devem cantá-lo.

Nos últimos anos, o Hino ganhou reconhecimento internacional por sua vibração e poder de contágio emocional, principalmente, ao ser executado antes de cerimônias esportivas. Seu poder de unir a pátria é cada vez mais evidente. 

Na versão anterior, o audiovisual criado para ilustrar a execução do Hino Nacional trazia um resgate histórico da sua concepção original e se passava no Museu do Ipiranga, era utilizado em cerimônias dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, em representações internacionais e tinha livre uso em canais na internet e sites governamentais. Nesta nova edição, espera-se aproveitar o contexto agregando, como destaques, valores como educação, cidadania, responsabilidade social e ambiental na construção de um país mais justo e moderno.

Hino Nacional - versão completo

 Hino Nacional - versão reduzida