Você está aqui: Página Inicial > Atuação > Publicidade > Textos > Conheça as ações de enfrentamento aos efeitos da seca

Conheça as ações de enfrentamento aos efeitos da seca

por Site Secom publicado 20/12/2012 00h00, última modificação 10/02/2015 16h24
Divulga as medidas emergenciais para que a população enfrente melhor os efeitos da seca, ações estruturantes na região do semiárido e a construção de obras destinadas a garantir o acesso à água

Conheça as ações de enfrentamento aos efeitos da secaDesafio

O semiárido brasileiro, também conhecido como Sertão, é uma área geográfica onde as chuvas são bastante irregulares e o solo é raso. Essas características acarretam longos períodos de seca, o que deixa a população sem água até para beber. A estiagem faz parte da história da região, e há registros de secas desde a época do Império.

Contudo, a vida no Semiárido é possível, e, para isso, as famílias devem adaptar-se ao ambiente respeitando a natureza e associando-se a ela, e não combatendo-a. Existem diversas experiências que demonstram a viabilidade dessa convivência por meio da produção pelos agricultores em padrões agroecológicos, com autonomia econômica e harmonia com o meio ambiente.

Solução

Criar campanha para evidenciar a atuação efetiva do Governo Federal com adoção de medidas emergenciais para que a população tenha melhores condições de enfrentar os efeitos da seca, e implementação de ações estruturantes na região do semiárido, destacadamente a construção de obras destinadas a garantir o acesso à água, como a integração de bacias, construção de uma extensa rede de adutoras, barragens e cisternas.