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Procedimentos de negociação

por Site Secom publicado 16/09/2013 17h03, última modificação 05/12/2014 15h33
Todo ano, um comitê formado por membros do governo federal e da mídia se reúne para discutir valores para campanhas e ações do ano seguinte

Antes de 2002, as negociações de mídia dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal com os veículos de comunicação eram descentralizadas. Cada órgão negociava isoladamente os descontos e respectivos preços por campanha ou ação.

Em 2003, foi criado o Comitê de Negociação que fez com que os órgãos e entidades passassem a negociar conjuntamente. Essa nova postura permitiu que todos os integrantes do Sicom (os agentes de comunicação do governo federal), independentemente do seu tamanho, pudessem usufruir igualmente das condições negociadas pelo Comitê, garantindo um melhor aproveitamento dos recursos públicos.

O comitê é formado por representantes das estatais e ministérios com maior volume de investimentos do governo federal. A Secom coordena o grupo e providencia os estudos de mídia para subsidiar as negociações. Grupos de TV, rádio, jornal e revista participam das rodadas de negociação.

As reuniões do Comitê de Negociação são realizadas no último trimestre de cada ano, para estabelecer valores para o ano seguinte. No caso da TV Aberta, a vigência da negociação é o mês de novembro do ano em curso.

Critérios de negociação

Visando à manutenção do poder de compras do poder executivo federal, o critério de cálculo de descontos utiliza a relação entre três dados:

1. Variação da tabela do veículo (comparando-se com a tabela utilizada na última negociação);
2. Variação da audiência / circulação do veículo (acumulado dos últimos doze ou seis meses, a depender do meio, evitando picos e vales de audiência causados por algum evento extraordinário); e
3. Projeção de IGPM (projeção de variação divulgado pela Suma Econômica) acumulado no período.